redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 02 de março de 2024.

oportunidade!

Equipe do FAC realiza no Parque dos Sabiás Oficinas de Habilidades Manuais

Por Gilson Giordano em 26/07/2023 às 09:17

Pelo fato de ser bonita, produto tem ótima aceitação no mercado e através do mesmo, é possível ter renda extra (Foto: Divulgação)

Até pouco tempo atrás, nunca dois verbos foram tão “conjugados”, principalmente pelas mulheres: empreender e emponderar.

Mas afinal, na acepção da palavra, de fato quais os seus significados?

Empreender significa a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.

Quanto ao emponderar, é, na verdade, um movimento de emancipação individual, cuja busca é ter domínio sobre a própria vida.

Na conjugação conjunta dos dois verbos acima mencionados, equipes do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), percorrer vários bairros na região do Anhanduizinho e neles, através dos ensinamentos, oportunizam aos interessados a geração de renda, principalmente aos que vivem na situação de risco e vulnerabilidade social, mas de forma geral, os ensinamentos são para todos.

A partir desta quarta-feira (26) até sexta-feira (28), equipes estarão no Parque dos Sabiás, localizado no bairro Lageado, na região do Anhanduizinho, onde através das oficinais, ensinarão aos interessados as habilidades manuais, para confecção de artesanatos de peso de porta, no formato de boneca batatinha.

O curso será destinado diretamente ao público feminino e para tanto, estão abertas 20 vagas e o horário será das 13h às 17h, na Associação de Moradores do bairro. Ao todo as aulas contabilizam 20 horas. Todo material utilizado para a confecção do artesanato é disponibilizado gratuitamente pelo FAC. Ao final, cada aluna recebe uma apostila e o produto confeccionado por ela mesma. O foco é mostrar que a pessoa pode trabalhar sem sair de casa e com isso, a possibilidade de ter uma renda a mais.

Além da geração de renda, o curso trabalha ainda a autoestima e o despertar da valorização dessas mulheres.

“A comunidade do Sabiás é muito participativa. São pessoas que querem aprender a fazer algo diferente para gerar renda. Temos mulheres aqui que já trabalham com artesanato e estão sempre em busca de aprenderem algo novo”, destaca Maisa Mamedes Peres, presidente da Associação Desportiva do Parque dos Sabiás.

Para a coordenadora geral do FAC, Adir Diniz, o foco do trabalho é a geração de renda, mas as aulas acabam abordando outras vertentes. “Durante o aprendizado trabalhamos ainda a autoestima e a valorização dessas mulheres. Elas se descobrem, se ajudam, passam a ser mais solidárias e assim cumprindo o objetivo do FAC, que é ajudar aqueles que mais precisam, não só no âmbito material, mas também no pessoal”, enfatiza Adir.

A comunidade do bairro já participou de outros cursos e oficinas oferecidos pela Prefeitura, como culinária, ovos de páscoa e cultivo de orquídeas.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões